Sustentabilidade e inovação

Sustentabilidade

O Código de Sustentabilidade da Indústria Vitivinícola Chilena é um padrão adotado voluntariamente pelo setor, para orientar as empresas vinícolas a trabalhar de modo sustentável, baseado em requisitos de três áreas que são complementares: vinhedos, adega/planta de engarrafamento e área social. Atualmente 71 vinícolas são certificadas pelo Código de Sustentabilidade.

Trata-se de uma iniciativa aberta a todas as vinícolas chilenas, participem elas ou não do Vinos de Chile ou do Consórcio I+D. O objetivo é privilegiar o vinho chileno, acima das empresas individualmente. O Código conseguiu se firmar como uma iniciativa relevante para o setor vitivinícola do Chile e já começa a fazer parte da imagem do vinho chileno.

Inovação

As diretrizes de I + D + i foram definidas para melhorar a competitividade e sustentabilidade das vinhas, representando desse modo o compromisso do nosso setor com a cultura de inovação, o conhecimento, o trabalho associativo e a formação de capital humano.

Atualmente, a Wines of Chile trabalha com três programas:

Programa de Melhoramento dos Vinhedos: criado para estabelecer um sistema de produção de plantas de alto nível sanitário, com identidade e rastreabilidade dos varietais.

Programa de Sustentabilidade: tem o objetivo de aperfeiçoar as vinícolas, considerando os aspectos sociais, ambientais e econômicos, e também o fortalecimento do Código Nacional da Indústria Vitivinícola Chilena. O programa conta com uma série de 10 projetos de I+D+i, relacionados com plataformas de mudanças climáticas/geologia, energia e água, protocolos para o transporte dos vinhos, defensivos agrícolas, biodiversidade e responsabilidade social.

Programa de Transferência Tecnológica: seu principal objetivo é transferir os resultados das investigações científicas de modo permanente e facilitar sua adoção por toda a indústria vitivinícola. A transferência é feita através de atividades de capacitação, envio de informações por escrito aos sócios, seminários, oficinas e atividades em campo.