Dia nacional do vinho

O Día Nacional do Vinho é celebrado desde 2015 com o objetivo de homenagear o vinho chileno e reconhecer a sua importância para o Chile. A data foi criada graças aos esforços da Mesa do Vinho, entidade que reúne mais de 14 organizações públicas e privadas que representam toda a diversidade do vinho chileno.

A escolha de 4 de setembro se deu por causa de uma carta de Pedro de Valdivia ao rei Carlos V em 1545, datada neste dia, solicitando o envio de “videiras e vinho para a evangelização do Chile”. Este pedido, que foi atendido, abriu as portas para que o Chile se tornasse a potência que é hoje na industria do vinho.

Fatos sobre os vinhos chilenos

Nos dias de hoje o Chile é o maior exportador de vinhos entre os produtores do novo mundo (considerando a Argentina, Austrália, Nova Zelandia e África do Sul) e o quarto maior em termos mundiais atrás da Espanha, Itália e França. O vinho representa 22% das exportações agrícolas chilenas num total de 2 bilhões de dólares (nāo considerando o o cobre) ou 5,7% do total exportado.

Segundo estudos realizados pela Fundación Imagen de Chile, o vinho é o primeiro produto associado ao Chile na China. É a imagem natural do Chile ao redor do mundo.

Durante o ano de 2017, mais de 1.9 bilhões de pessoas no mundo provaram uma garrafa de vinho com a denominação “Wines of Chile”.

O vinho no Chile gera 100 mil empregos diretos, que chegam a 500 mil considerando empregos temporários e testadores, o que representa 13% a mais de mão de obra no campo, podendo chegar a 85% em algumas regiões.

Todos os anos, o enoturismo (focado nas zonas de produção vinícola) atrai mais de 946 mil turistas, o que representa 15% do total de estrangeiros que chegam ao país.

Atividades do Día Nacional do Vinho

No ano passado o lema escolhido para a celebração do Dia Nacional do Vinho foi “Hoje se toma vinho”, convidando todos os chilenos (e turistas) maiores de 18 anos para festejar este importante dia.

Para que este produto seja festejado em família, durante a primeira semana de setembro em todas as regiões do país, são realizados diferentes eventos onde se podem realizar degustações, tours gratuitos, visitas a vinícolas e vendas de produtos a preços especiais. Adicionalmente cerca de mil restaurantes  também celebram a semana do vinho com diversas promoções. Todas as atividades de cada ano estão disponíveis no site NosGustaElVino.cl em todos os seus detalhes.

As atividades do Día Nacional do Vinho sāo coordenadas pela “Mesa del Vino”, instância de colaboração pública e privada da qual participam diversas organizações.