fbpx

O Brasil entra na corrente do Dia del Vino, comemorado em 4 de setembro

O vinho é tão querido pelos chilenos que eles criaram um dia só para comemorar esta bebida – 4 de setembro. O Brasil também vai participar desta corrente a partir de hoje e até o dia 8 de setembro.

A escolha da data tem um motivo. Foi quando o conquistador Pedro de Valdivia assinou uma carta ao Rei Carlos V solicitando mais “videiras e vinho para evangelizar” o Chile. Isso mesmo, o vinho chegou ao Chile pelas mãos da Igreja Católica. Era utilizado para celebrar missas na Igreja de San Francisco localizada no vilarejo de “Santiago del Nuevo Extremo”. Segundo o estudioso e naturalista francês Claudio Gay as primeiras videiras foram introduzidas no final da década de 1540 pela Capitania Geral do Chile. Antes de iniciar a plantação e produção, o vinho era importado da Espanha e enviado primeiro para Portobello, no Panamá, onde era descarregado e seguia no lombo das mulas até o porto de Callao, no oceano Pacífico, de onde era novamente carregado para pequenas embarcações até o Chile.

Desde 2015 os chilenos vão às ruas para degustar e se divertir em eventos que são realizados em várias regiões do país. Aqui no Brasil, a Wines of Chile, associação sem fins lucrativos que reúne as principais vinícolas chilenas, quer compartilhar esta comemoração com todos os amantes brasileiros do vinho e do Chile. #degustachile #winesofchile #vinhos #diadelvino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *